Depois de gravado e eventualmente editado, você deve salvar o arquivo – na maioria dos casos, o documento é criado no formato MP3, ou em outro formato como WMA e WAV.
O formato MP3, por ser mais compacto e quase todo mundo poder rodá-lo com mais facilidade, é o mais indicado. Procure dar um nome sugestivo ao arquivo, de maneira que ele seja identificável para a pessoa que for baixá-lo. Vai produzir uma série? Por que não nomear seus podcasts de modo a informar isso ao ouvinte?
Da mesma forma, é interessante editar a TAG do MP3 criado. Clique com o botão direito sobre o documento e vá em Propriedades, Resumo, Avançado. Nesse campo digite informações que você julgar importantes sobre o podcast. Acredite: esse pequeno detalhe vai ajudará seu programa a ficar mais ‘achável’ por quem fizer uma busca com esses detalhamentos.
Fique conhecido ou seja encontrado
Ok. Seu podcast está editado e pronto para ser distribuído. Mas onde? Tornar seu trabalho público, ou seja, disponibilizá-lo na internet, é fundamental para que ele possa ser ouvido pelo maior número de pessoas.
Ok. Seu podcast está editado e pronto para ser distribuído. Mas onde? Tornar seu trabalho público, ou seja, disponibilizá-lo na internet, é fundamental para que ele possa ser ouvido pelo maior número de pessoas.
Via de regra, os podcasts são conteúdos complementares, linkados em sites de notícias, blogs, páginas pessoais de sites de relacionamentos e redes sociais. Quando se tem algum veículo como esse, é mais fácil fazer com que o público dessas mídias consigam chegar até o podcast.
Além disso, esses sites servem como um suporte para comentários, discussões e repercussões sobre o próprio programa escutado. Ou seja, não se esqueça dos fundamentos do conceito 2.0 - colaboração e interatividade.
Muitos serviços de blogs oferecem até espaço de armazenamento e ferramentas para você fazer upload do arquivo em MP3. Assim, você disponibiliza o podcast em um link, como se fosse um post, e deixa que as pessoas comentem o que acharam.
Caso você não tenha um blog ou alguma outra página pessoal para divulgar seu podcast, pode hospedá-lo em sites de armazenamento comuns, como o RapidShare ou o FileFactory. Depois de fazer o upload, é só mandar o link ou publicá-lo em seu blog para quem quiser escutar seu programa.
Há também sites especializados em publicação de podcasts, onde você pode deixar o seu. Experimente, por exemplo, o www.ipodder.org, owww.podcast411.com, ou o www.feedzie.com.
Divulgação
Depois de pronto e hospedado, você pode adotar estratégias de divulgação de seu podcast. Um método bastante freqüente têm sido os feeds de RSS, principalmente quando se trata de blogs. Os assinantes do feed do seu blog são alertados sempre que há atualização - podcasts inclusive.
Depois de pronto e hospedado, você pode adotar estratégias de divulgação de seu podcast. Um método bastante freqüente têm sido os feeds de RSS, principalmente quando se trata de blogs. Os assinantes do feed do seu blog são alertados sempre que há atualização - podcasts inclusive.
Para quem não sabe criar o vínculo de RSS manualmente, existe uma boa ferramenta, o FeedBurner. É só digitar o endereço do seu site na caixa de endereço e dar um nome a esse feed.
Alternativamente, existem serviços online de divulgação para podcasts, como o PodCastingNews, em inglês, e os brasileiros www.brasilpodcast.com.br, www.eupodo.com.br, em português.
Neles, você se cadastra e informa do que se trata o seu podcast. Esses serviços são eficientes, pois são freqüentados por diversos outros produtores e ouvintes desses programas.
* Colaborou Cauã Taborda
Nenhum comentário:
Postar um comentário